Tuesday, Nov 25th

Last update03:47:16 PM GMT

You are here Vale do Sousa Felgueiras Câmara oferece Toalha do Altar para a missa de Bento XVI no Porto

Câmara oferece Toalha do Altar para a missa de Bento XVI no Porto

  • PDF
Avaliação: / 5
FracoBom 
ToalhaPapa1_280x1

A Câmara Municipal de Felgueiras vai associar-se à presença do Santo Padre em Portugal, nomeadamente na Eucaristia que Sua Santidade irá celebrar no Porto, na Avenida dos Aliados, no dia 14 de Maio.

Por proposta do presidente da autarquia, Dr. Inácio Ribeiro, na reunião camarária de 7 de Abril, o Executivo deliberou, por unanimidade, oferecer a Toalha do Altar onde Bento XVI irá proceder às cerimónias religiosas bem como as respectivas “toalhas de lavandas” e as da Eucaristia e Sacristias.

As referidas toalhas estão a ser bordadas na Casa do Risco de Felgueiras, escola de bordados da freguesia de Airães que depende directamente do Pelouro da Cultura.

 

Duas bordadeiras, Emília Magalhães e Ana Carolina, e a técnica, Paula Santos – que é a autora dos desenhos –, estão a trabalhar diariamente na feitura das toalhas em linho da região da Terra de Sousa, que, ao todo, constituem um conjunto de peças, com um número total de 10 motivos (desenhos): a Toalha do Altar, o Corporal (para o Vaso da Hóstia Consagrada), o Sanguíneo (para o Cálice do Sangue Consagrado) e o Manustérgio (Toalha para as Mãos).

Os três últimos tipos de peças, nas cerimónias, serão extensivos aos membros do Clero que concelebrarem com o Santo Padre: bispos, sacerdotes, etc... No final da visita papal, Bento XVI levará consigo a Toalha da Sacristia. As restantes peças do conjunto ficarão na Diocese do Porto, para museu de Arte.

Emília Magalhães e Ana Carolina, que se formaram há anos como bordadeiras na Casa do Risco de Felgueiras e se tornaram formadoras com vínculo efectivo na mesma escola, referem: “É uma honra estarmos a fazer este trabalho, artístico e cultural, para a visita do Santo Padre. Achamos que é uma maneira de mostrarmos ao mundo a nossa produção em toalhas de linho, trabalhas à mão, com uma singularidade de estilo que leva longe o nome da nossa terra”.

Por seu lado, Paula Santos explica os desenhos por si traçados: “Como se pode ver nos motivos do conjunto de toalhas que estamos a fazer, temos aqui representado o trigo, resultado do trabalho ancestral das pessoas destas região, numa perspectiva antropológica. Os pequenos círculos, que são uma das formas mais tradicionais do linho da região da Terra do Sousa, representam aranhas sombreadas. Dizem os antigos que nesta região sempre que havia nevoeiro as aranhas soltavam-se no ar, ao tempo do mundo rural antigo. Era uma espécie de sinal meteorológico da altura”.

Paula Santos prossegue: “Tivemos que prescindir do estilo “pé de veludo”, enchimento, porque, como forma um relevo branco sobre branco, acabaria por ser imperceptível para as câmaras de TV’s, enquanto que o estilo das aranhas sombreadas destacam ao longe o bordado, dando uma visibilidade muito maior às peças”.

A Vereadora do Pelouro da Cultura, Dr.ª Carla Meireles, considera: “Este projecto, que está ser articulado entre a Câmara Municipal e a Diocese do Porto, para além de constituir uma homenagem ao Santo Padre e aos sentimentos religiosos dos portugueses, é, sem dúvida, um meio de divulgação do linho da Terra do Sousa, em que Felgueiras se insere.

Desta forma estamos a levar bem longe o nome de Felgueiras e o trabalho das nossas bordadeiras, que trabalham à mão o linho de forma tão minuciosa quanto perfeita, legado de gerações ancestrais. Como tal, esta oferta ao Santo Padre é também uma homenagem aos nossos antepassados, que identificaram Portugal como uma Pátria e uma Nação de valores enraizadamente cristãos”.

Anuncio