Wednesday, Oct 22nd

Last update12:03:27 PM GMT

You are here Local Cultura

Cultura

Agitarte promove Festival de Jazz em Lousada

jazzzzO Agitazz - Festival de Jazz do Vale do Sousa acontece nos dias 4, 5, 6 e 7 de Julho em Lousada, promovido pelo projeto de intervenção social, Agitarte.

Este festival, de conteúdo internacional, pretende ser um ex libris da cultura no Vale do Sousa, com workshops de Jazz e vários concertos com grupos conceituados e jovens músicos. Os concertos realizam-se em diversos espaços do concelho, sendo que os maiores terão lugar no Auditório Municipal de Lousada.

O grupo Ubíquo, liderado pelo saxofonista João Martins, atua na quinta-feira, dia 4. O professor do Conservatório de Música da Jobra e também colaborador regular de Pedro Abrunhosa, Os Azeitonas, Miguel Araújo e Expensive Soul, apresenta neste concerto músicas originais, partilhando o palco com músicos de exceção.

No sábado, dia 6, o pianista e compositor espanhol, Abe Rábade atua juntamente com a Orquesta de Jazz do CMJobra. De salientar ainda o Workshop de Improvisação conduzido pelo compositor nos primeiros três dias do Agitazz, no Conservatório de Música de Lousada.

O concerto de domingo, dia 7, está a cargo de Gileno Santana com o grupo GS Quartet. O músico, que já trabalhou com os grandes nomes da música portuguesa atual, finaliza o Festival com chave de ouro.

Este Festival conta a participação fundamental do Conservatório de Musica da Jobra, e com os seus alunos do curso profissional de Jazz. Serão cartaz os Ensembles de Jazz 2012 e 2013; e os combos “ C23”; “Seven Steps” e “ Colectivo Zarafat” que atuam em vários espaços recreativos da vila de Lousada.

O Agitazz é organizado no âmbito das atividades de angariação de fundos para o projeto Agitazz que tenta, ao mesmo tempo, a promoção e a dinamização da arte e cultura do concelho e da região. Este Projeto de Intervenção Social, criado por um grupo de cidadãos voluntários, tem por objetivo proporcionar experiências ligadas à arte e ao desporto promovendo a inclusão social de um conjunto de jovens do concelho de Lousada.

A partir de 6.ª feira- Feira do Livro de Lousada

livroooDurante 17 dias os livros estão em destaque na Rua Dr. Pinto Mesquita. A Feira do livro de Lousada arranca na próxima sexta-feira, dia 28 de junho, e prolonga-se até ao domingo, dia 14 de julho. A organização está a cargo da Livraria Puro Flow, com a colaboração da autarquia.

A abertura da Feira está agendada para as 17horas da próxima sexta-feira, seguindo-se pelas 21h30, a apresentação do livro “O segredo de Compostela”, do Dr. Alberto Santos.

A Feira do Livro de Lousada abre as suas portas, diariamente, às 17h00, e encerra às 23h00 e, ao fim de semana, às 24h00.

Cem pessoas por dia no Folia’13

AVOZ9561Média de espetadores bastante positiva apesar da crise

Terminou esta terça-feira mais uma edição do Festival de Arte e Espetáculos de Lousada. Treze dias de teatro, música e dança, dez companhias de teatro, um trio de ópera, quatro artistas individuais e um total de 1294 espetadores perfazem os números deste Folia’13, que ocupou o Auditório Municipal de Lousada entre os dias 25 de abril e 7 de maio.

O certame, que nos últimos anos se assumiu como uma referência cultural na região do Vale do Sousa e até no Norte do país, sofreu ainda assim um decréscimo ao nível de público. A média diária de espetadores, por exemplo, passou de 180 para 100. Números que, para Luiz Oliveira, só podem ser justificados pela “crise”. “Só vejo que seja pela crise porque realmente tivemos uma programação muito boa e o preço é o mesmo do ano passado”, referiu o diretor artístico da Jangada Teatro.

Luís Ângelo Fernandes, da Câmara Municipal de Lousada, ressalva que na globalidade a presença das pessoas foi muito apreciável, acrescentando que, apesar de toda a gente gostar de ter o auditório a abarrotar, “o que acontece em Lousada e concretamente neste festival não é diferente do que acontece noutros lados, mas o que os artistas nos dizem e as companhias nos transmitem é que noutras localidades, que possivelmente nos admirariam e que potencialmente estariam com casa esgotada, não estão”.

Continuar...

Confidências pela Manhã - Antero Bessa (brevemente com vídeo)

anteroUm Lousadense é o responsável pela maior competição de Trial de Todo o Terreno em Portugal, vamos confidendiciar com Antero Bessa.

Jornal de Lousada (JL): És um lousadense de gema…

Antero Bessa (AB): Sim, e tento puxar tudo para Lousada. Onde eu passo identifico-me sempre como um lousadense. Ainda no domingo passado identifiquei-me como lousadense e houve ali uma troca de conversas e isso é bom, porque este país é pequenino, onde a gente passa há sempre umas caras conhecidas lousadenses.

JL: Explica lá com surgiu essa paixão pelo desporto automóvel.

AB: Desde pequenino. Estou-me a recordar aqui dos momentos de 88, em que eu tinha para aí 8 ou 10 anos, em que eu ia ver as famosas ‘autocrosses’, as provas de autocross de Lousada, na conhecida pista da Costilha. E aí começa o vício do desporto automóvel. Sempre pelo pai, que vai sempre puxando para estas atividades. Na altura estamos a falar dos Subarus, o Citroen 2 cavalos, as Dianes, tudo nessa altura… Era mágico naquela altura. E quando se falava em autocross era medonho! A gente andava no ciclo, liceus e quando havia uma prova aqui na pista da costilha os jovens ficavam todos malucos pelos motores.

Continuar...

O Lousada Século XXI sagrou-se campeão nacional da 2.ª Divisão - Pólo Aquático

Lousada_CampeaoO Lousada Século XXI sagrou-se campeão nacional da 2.ª Divisão, ao vencer hoje, em casa, na última jornada (18.ª), o Talaíde-Pequimil por 12-8, e regressa ao escalão máximo do polo aquático português na próxima temporada. A equipa de Cascais vai disputar a Liguilha de Promoção frente ao Vitória de Guimarães.

Com uma assistência a rondar as 200 pessoas, os lousadenses começaram melhor a partida com um parcial de 3-1. Se o equilíbrio (2-2) foi a nota dominante no segundo período, a formação do Vale do Sousa decidiu o jogo a ser favor no terceiro parcial (5-2), levando uma vantagem de cinco golos para o último período. Apesar da aproximação da equipa da linha para 10-8, o coletivo orientado por Carlos Soares selou a conquista do título com mais dois golos (12-8). Hugo Barbosa e Ricardo Vieira, ambos com quatro golos, foram os melhores marcadores da partida.

Ricardo Teixeira, que apontou dois golos frente ao Talaíde/Pequimil, foi o melhor marcador do campeonato com 82 golos. Este encontro foi transmitido em direto via twitter.

Melhor_Marcador_-_Ricardo_TeixeiraNas outras partidas, o CNAc goleou o Técnico por 38-5, enquanto o Colégio de Lamas bateu o Gespaços por 12-5. A partida entre o Cascais e o Gondomar não se realizou, por falta de declarações médicas dos jogadores juniores da equipa visitante.

Fichas de jogo:

CNAc-Técnico, 38-5
Parciais: 6-3, 13-0, 7-1, 12-1
Árbitros: Nuno Marques e André Martins
Marcadores: CNAc – João Caetano (1), José Pereira (7), Hugo Louro (1), Filipe Oliveira (14), João Silva (2), João Damasceno (1), Carlos Oliveira (7), Jorge Mendes (4) e Miguel S. (1); Técnico – Dimitri S. (1), Miguel Martins (1) e Bernardo Pimentel (3)

Lousada Séc. XXI-Talaíde/Pequimil, 12-8
Parciais: 3-1, 2-2, 5-2, 2-3
Árbitros: Luís Alves e Rui Diogo Ferraz
Marcadores: Lousada Séc. XXI – Fernando Pacheco (1), João Alves (2), Hugo Barbosa (4), Pedro Marques (1), Pedro Martins (1), Paulo Sousa (1) e Ricardo Teixeira (2); Talaíde/Pequimil – André Pereira (1), Pedro Fonseca (2), Mário Fazendas (1) e Ricardo Vieira (4)

Colégio de Lamas-Gespaços, 12-5
Parciais: 2-3, 2-1, 3-0, 5-1
Árbitros: Tiago Pedra Alves e Sérgio Alves
Marcadores: Colégio de Lamas – João Martins (3), José Couto (1), José Pedrosa (1), João Ribeiro (1), João Rocha (2) e Rui Neves (4); Gespaços – Emanuel Moura (2), Tiago Ferreira (1) e Filipe Moreira (2)

Cascais-Gondomar (não se realizou por falta de declarações médicas dos jogadores juniores do Gondomar)

Classificação:
1.º Lousada Séc. XXI, 43 pontos
2.º Talaíde/Pequimil, 41
3.º CNAc, 35
4.º Gespaços, 25
5.º Gondomar, 23 (-1 jogo)
6.º Cascais, 19 (-1 jogo)
7.º Colégio de Lamas, 10
8.º Técnico, 7
9.º Académica, 4

Grandes emoções chegam a Lousada

foto_bragana_pressO Campeonato Nacional de Trial 4x4 está de regresso, e com ele as grandes emoções… Estamos já em contagem decrescente para mais um grande evento motorizado de elevado nível desportivo e espectacularidade invulgar. Pela primeira vez o Complexo Desportivo Voltas e Rodas acolhe uma jornada do Campeonato Nacional de Trial 4x4, numa iniciativa do Lousada TT. A região do Vale do Sousa será palco privilegiado da segunda prova do ano num espaço conhecido pelas excelentes capacidades de transformação na localidade de Lustosa, concelho de Lousada. Cerca de quatro dezenas de equipas, repartidas pelas categorias do CNTRial4x4, Promoção, Classe Samurai e Taça Rock Crawler, com uma elevada diversidade de preparação e orientadas pelos mais recentes campeões nacionais de trial e as novas esperanças da modalidade, medirão “forças” ao longo de duas horas matinais e três no período da tarde (CNTrial e Taça).

Depois de vencer na ronda inaugural em Valongo, a «Roger Auto», com Roger Puyal e Humberto Reis chegam a Lousada na frente da classificação, antevendo-se um duelo de gigantes entre as principais «estrelas» que irão desfilar numa pista muito rigorosa na sua construção, com uma multiplicidade de obstáculos de trial 4x4, com um traçado bem selectivo. Num portfólio organizativo do clube Lousada TT e inúmeros mecenas e parceiros institucionais, a jornada do dia 19 de Maio - sob a égide da Federação Portuguesa de Todo Terreno Trial e Navegação 4x4, está recheada de muita expectativa e imensas novidades. Começando pelo local da sua realização, uma estreia; o elevado número de participantes, a quebrar a conjuntura pouco favorável; toda uma estrutura e logística atempadamente preparada; só pode dar num sucesso organizativo, com a presença dos aficionados e publico em geral. Desta forma, espera-se uma resposta muito positiva em termos competitivos, face às elevadas exigências dos aficionados, adeptos e praticantes que fervilham logo que os motores se fazem ouvir. O palco para a grande festa está montado! Esta será a melhor forma de promover o Trial4x4, fazendo dele uma festa, transformando a competição num espaço de partilha entre os participantes e o público.

A pensar precisamente nos aficionados e para facilitar o acesso e desfrutar do espectáculo, estão previstas várias zonas de estacionamento na periferia do complexo que antecedem a entrada no recinto.

As verificações técnicas e administrativas irão decorrer durante a tarde de sábado junto à Avenida Srº dos Aflitos em Lousada permanecendo ai as viaturas em parque fechado até às primeiras horas de domingo, de onde sairão em caravana em direcção ao complexo desportivo voltas e rodas na freguesia de Lustosa.

Mais informações no site oficial do CNTrial4x4 em: www.cntrial4x4.com

Para a imprensa que queira acompanhar a prova 'in loco' deverá solicitar acreditação para: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , até à próxima quarta-feira, 15 de Maio.


Programa Oficial:


SABADO - 18 maio

16h00/20h00    Secretariado, verificações técnicas e administrativas

Parque fechado (Av. Sr. dos Aflitos/Lousada)

20h30        Briefing c/ os pilotos (Espaço AJE)

22h00        Festa do 4x4 Largo do Sr. dos Aflitos


DOMINGO - 19 maio

08h00/09h00    Abertura parque fechado

08h00/12h00    Verificações técnicas e administrativas (local da prova)

09h00        Deslocação em caravana até local da prova (Lustosa)

09h30/10h30    Prologo para qualificações pré-grelha

11h00/13h00    Inicio prova Resistência Trial 4x4 (2 horas)

Classes da Promoção do Campeonato Nacional Trial 4x4

13h15        Publicação de resultados

13h00/14h00    Pausa para almoço

14h00/14h20    Entrada em Parque Fechado / Grelha de Partida

14h25        Briefing

14h30        Inicio prova de Resistência Trial 4x4 (3 horas)

Campeonato Nacional Trial 4x4 e Taça Rock Crawler

17h30              Fim da prova de Resistência Trial 4x4

17h45              Divulgação das classificações

18h00        Cerimónia de entrega dos prémios



Mais informações das inscrições e documentos obrigatórios:

Antero Bessa – 966501745

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar site: www.cntrial4x4.com

Secretariado/Marta Fernandes: 962379966

Gabinete de imprensa:

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar / 925979225


Direcção da Prova e outras Informações:

Lousada TT - Clube Praticantes Todo o Terreno

Diretor Prova: Paulo Silva – 917683330

Logística: Eduardo Silva – 968781479

http://lousadatt4x4.blogspot.pt


Como Chegar/Coordenadas GPS:

Pista

41°19'3.23"N

8°18'51.65"W

Parque Fechado

41°16'38.85"N

           8°16'54.78"W

 

 

Teatro no Cais Cultural de Caíde de Rei

AVOZ0294Hoje, o Cais Cultural de Caíde de Rei recebe o espetáculo “Porta 327”, uma encenação do Grupo de Teatro Linha 5.

A iniciativa tem início marcado para as 21h30, repetindo do dia 5, pelas 16h00.

No dia 9, quinta-feira, está agendada a iniciativa “Tertúlia no sótão: espaço de reflexão e partilha”, com início marcado para as 21h00.

A organização das iniciativas está a cargo de Albano Moreira da Costa, Associação Cultural.

Folia termina com “A Boca do Inferno”

capaChapitô, Pedro Barroso e Jangada teatro nos últimos dias

 

A 13.ª edição do Folia – Festival de Artes do Espetáculo de Lousada está entrar na última semana de espetáculos.

O cantor Pedro Barroso sobe ao palco do Auditório, hoje, com “Conversas com música”, e no sábado a Peripécia traz “Histórias para colorir”.

No domingo Bel e Ema Viana e Shao-Shi-Ling oferecem “Ópera Donna” e, na segunda-feira, o Teatro Commune (Brasil) exibe “Nem todo o ladrão vem para roubar” e a 7 de maio decorrerá o espetáculo de encerramento: “A Boca do Inferno”, pela Jangada Teatro.

Diariamente, também estará patente a exposição de pintura Actor’s Studio, do pintor e encenador Fernando Moreira.

Os espetáculos iniciam-se sempre às 21h30, com informações e reservas em Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , www.jangadateatro.com ou tel. 255815697.

Concurso de fotografia “Lousada + acessível” para alunos

Concurso_de_fotografiaNos próximos dias 16 e 17 de maio, quinta e sexta-feira realizam-se em Lousada as VII Jornadas Sociais intituladas “Lousada + acessível – um município para todos”

Em simultâneo está a decorrer um concurso de fotografia que tem como objetivo sensibilizar os alunos das escolas do 2º e 3º Ciclo, do 5º ao 12º ano para as dificuldades que se colocam às pessoas com mobilidade condicionada.

Assim, podem concorrer com fotografias que identifiquem exemplos de barreiras arquitetónicas, introduzindo um pensamento estratégico relativo às condições de circulação e vivência na vila e freguesias, e alertar para a necessidade de construção de um meio urbano e rural acessível a todos.

O tema é “Lousada + acessível” e as melhores fotografias, que podem ser entregues até 13 de maio, têm direito a diversos prémios. Os prémios passam por máquinas fotográficas digitais, molduras fotográficas digitais e leitor Mp4, para cada escalão.

Os trabalhos devem ser enviados para um dos seguintes e-mails: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar e Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .

Confidências pela Manhã - DJ PEKAS (brevemente com vídeo)

AVOZ9570Jornal de Lousada (JL): Pekas é o teu nome artístico. Porquê esse nome?
Pekas (P):
É uma história bastante longa. Isto é um bocado revelar a minha intimidade, mas, quando era pequenino, a minha mãe e o meu pai chamavam-me Pekas. Na altura em que acabei o curso, íamos fazer uma festa de final de curso e o meu pai ligou-me porque precisava de saber um nome para pôr na publicidade. Eu que não fazia ideia porque não tinha nenhum nome artístico, porque era a primeira vez que ia atuar e disse-lhe: “ó pai, escolhe” e o meu pai pôs aquele nome.

JL: Então é à custa do teu pai que toda a gente anda a gozar contigo, a dizer “ó Pekas”?
P:
É verdade, é um bocado assim.

JL: Não há nenhum desenho animado chamado Pekas?
P:
Não, acho que não.

Continuar...

Rota do Românico assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

programa_rotaA Rota do Românico vai associar-se às comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, celebrado a 18 de abril, promovendo um conjunto de iniciativas ao longo de quatro dias.
Nos dias 18 e 19, quinta e sexta-feira, o concelho de Amarante será o anfitrião de um workshop, no âmbito do projeto europeu “e-CREATE - Rotas Culturais, Empreendedorismo e Promoção das Tecnologias”, dedicado ao empreendedorismo e boas práticas tecnológicas de promoção do turismo em áreas rurais. As inscrições são gratuitas e poderão ser efetuadas em www.rotadoromanico.com.
Na quinta-feira, dia 18, serão desenvolvidas várias iniciativas inteiramente dedicadas aos mais novos, com atividades lúdicas e pedagógicas na Biblioteca Municipal de Paredes, no Museu Municipal de Paços de Ferreira e no Museu Arqueológico da Citânia de Sanfins.

Continuar...

Cartaz das Festas em Honra do Senhor dos Aflitos 2013 apresentado

547806_474084322664649_2129121049_nTony Carreira e Xutos e Pontapés são os nomes principais

Já é conhecido o cartaz das festas de Lousada em honra do Senhor dos Aflitos. Tony Carreira, Xutos e Pontapés e Santa Maria são os principais nomes que animarão a principal romaria do Concelho, que este ano conta oficialmente com cinco dias de festa, de 26, sexta-feira, a 30 de julho, terça-feira. O programa, tal como os nomes incluídos no cartaz das Festas 2013, foi apresentado na passada sexta-feira, dia 6, no Espaço AJE.

Para além de dois dos principais nomes do panorama musical Português e dos Santa Maria, também Augusto Canário irá atuar nas grandiosas Festas da Vila, na terça-Feira. O programa inclui ainda, e como é habitual, os DJ’s depois dos concertos. Não faltará também a queima das conhecidas “Vacas de Fogo” e a sessão de fogo preso no domingo.

Continuar...

Em Destaque - VAMOS TER FOLIA! (com video)

imagem_cartazÉ já no próximo dia 25 de abril que começa mais uma edição do Folia. O Festival de Artes e Espetáculo de Lousada vai já na sua décima terceira edição e cada vez mais se assume como uma referência cultural no Vale do Sousa e em todo o distrito. Para conhecer as novidades deste ano, o Jornal de Lousada falou com os responsáveis pela organização, a Jangada Teatro, que, ainda antes do Folia, abriu nesta quinta-feira, dia 18, mais uma edição, a sexta, do Foliazinho.

Foliazinho, de 18 a 23 de Abril

A Jangada Teatro abre e encerra esta onda cultural que se realiza no mês de abril. Fui ao Mar é o espetáculo de estreia do Foliazinho e uma estreia também para a própria companhia. “É uma estreia em grande, é a primeira vez que vamos fazer um musical”, disse Luiz Oliveira, diretor artístico da Jangada Teatro. Esta peça tem a participação, por exemplo, no piano, de Ricardo Fráguas, professor do Conservatório de Música do Vale do Sousa, que compôs e vai interpretar a sua obra. Há ainda o som de outros instrumentos, como a guitarra eléctrica e o cavaquinho. A faceta de cantores que vamos também poder ver nos atores da companhia faz realmente adivinhar algo diferente do que é habitual. “É um espetáculo diferente, muito mais dançado, mais cantado e, para além da alusão às formas animadas, vamos ter também vídeo”, acrescentou o também o encenador e ator da Companhia.

Continuar...

Beer Pong chegou a Lousada - Jogo pode render “fortunas”

59785_486966351358303_182050865_nÉ uma modalidade tradicional nos Estados Unidos da América mas, agora, também Lousada recebe torneios do famoso jogo praticado normalmente por estudantes e visto em filmes como o American Pie. Trata-se do Beer Pong. A fase final do primeiro torneio Lousada Series of Beer Pong realizou-se no passado sábado, dia 13 de abril, no Sunny Side Bar, e André Silva e José Diogo Novais foram os vencedores.

Como o próprio nome indica, o Beer Pong é uma modalidade alusiva ao Ping Pong, com a diferença de que se joga a bola com a mão e não com uma raquete e o objetivo é colocar a bola dentro dos copos da equipa adversária, que, neste caso, estão cheios de cerveja. A equipa que vê a bola introduzida nos seus copos tem que… beber. As equipas são compostas por dois elementos e aquela que terminar com mais copos do seu lado vence.

Continuar...

Chapéus há muitos… E todos diferentes…

chapusfinal“Chapéus há muitos!”. Era o que se podia dizer nas instalações da GACER (Grupo Associativo Cultural Estudar Recreativo), em Sousela, no dia 16 de Março, quando se realizou pela primeira vez um Desfile de Chapéus. A iniciativa, organizada pela própria Associação, consistiu num desfile de chapéus, elaborados pelos próprios participantes.

Continuar...

Confidências pela Manhã - Lígia e Magda ( brevemente com vídeo )

AVOZ9106webLígia é profissional de contabilidade e Magda, fotógrafa por formação. Duas Lousadenses que poderiam não ter nada em comum não fosse a amizade de longa data e também, a paixão pela moda. Precisamente a razão que as motivou agora a uma aposta que poderia ser considerada de risco em tempos de crise. E pode ter sido, mas pelo que sabemos, valeu a pena. As meninas dos “corações” são o rosto do novo sucesso em Lousada ao nível do vestuário. Por isso mesmo, quisemos conhecer as criadoras da marca que promete dar muito que falar, e que vestir, a Rosie.

Continuar...

“Aprendiz por um dia” mobiliza mais de 500 jovens

aprendiz_por_um_diaInstituições locais aderem a esta iniciativa

Pelo segundo ano consecutivo re­alizar-se a iniciativa “Aprendiz por um dia”, durante a primeira sema­na de interrupção letiva da Páscoa, de 18 a 22 de março.

Este é um projeto no âmbito da orientação escolar ao 9.º ano de escolaridade do “Orienta-te e se­gue”, que está inserido no progra­ma DICAS – Diversidade, Inclusão, Complexidade, Autonomia, Solida­riedade. Encontram-se ainda neste grupo os alunos do 2.º ano dos Cur­sos de Educação e Formação.

Com esta iniciativa pretende-se prevenir o abandono escolar pre­coce, bem como incentivar a pro­gressão escolar, contribuir para a descoberta de vocações profissio­nais e fomentar a proximidade en­tre a escola e a realidade do mundo do trabalho.

Continuar...

O melhor café nacional, gastronomia e a oferta cultural de Lousada em destaque na Bolsa de Turismo de Lisboa (Com Video)

BTLO Concelho de Lousada esteve mais uma vez representado a nível cultural e económico na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). Esta deslocação à FIL (Feira Internacional de Lisboa) contou com a presença do Jornal de Lousada e da Lousada TV, que acompanharam passo a passo esta viagem do passado dia 1 de março.

Num espaço criado com o intuito de fazer todos os convidados provarem e viajarem por Portugal inteiro, Lousada não perdeu a oportunidade de dinamizar o concelho e dar a conhecer algumas das suas muitas riquezas.O Vinho Verde, os produtos gastronómicos e até a oferta cultural do concelho, com uma atuação da fadista Melanie, estiveram em destaque naquela que é a maior feira do turismo nacional. No mesmo dia, houve também tempo para estreias, como é o caso do lançamento docafé de cravo e camélia. Uma criação que surgiu das mãos do lousadense José Cardoso, vencedor do primeiro Campeonato de Baristas, realizado em Portugal no ano 2009.

Continuar...

A magia das Palavras, com José Fanha

jose_fanhaA iniciativa “A Festa da leitura”, do Agrupamento de Escolas Lousada Oeste, teve início com a presença do escritor José Fanha, que guar­dou para o concelho de Lousada a celebração do seu aniversário, apresentando também o seu novo Livro, “José Fanha, poesia”.

Para a diretora do Agrupamento, Ernestina sousa, esta festa visa in­cutir nos alunos o gosto pela leitura e também é uma forma de trazer a comunidade educativa à escola (os pais, os alunos e familiares e os parceiros do Agrupamento). “ A es­cola é nova, tem dois anos de vida, queremos abri-la à comunidade e fazer com que os alunos ganhem um bocadinho mais de gosto para tudo o que tem a ver com a leitu­ra; para isso, teremos escritores, cartoonistas… para nos ajudarem a incutir mais interesse nos alunos”, referiu a diretora.

Continuar...

Confidências pela manhã - MIGUEL FERREIRA (brevemente com vídeo)

miguel_ferreiraMiguel Ferreira vive em Lousada e tem 19 anos. Nasceu dia 10 de junho, Dia de Portugal, e tem um sonho… Miguel quer ser Presidente
da República. Com esta ambição divide ainda a paixão pela Engenharia Mecânica. O jovem lousadense está a frequentar
o ano zero, em Bragança, e ingressará no Ensino Superior no próximo ano. Contudo, nada o distrai o seu maior objetivo: o de
conquistar a cadeira de Belém.

Continuar...

Anuncio